Pessoal estamos chegando ao final de mais um bimestre, onde pudemos aprender muito sobre esta civilização antiga fantástica que deixou um grande legado para a humanidade que é observado no mundo todo.
Aqui os dois vídeos que trabalhei da série Grandes Civilizações e os demais vídeos sobre o tema:
Vocês assistiram o filme Percy Jackson e o Mar dos Monstros na sessão de cinema exclusiva para o Colégio Villanueva no último dia 5 de setembro.
Foi muito legal e divertido poder estar junto com vocês no cinema assistindo este filme intrigante e fantástico que apresenta de maneira atual o mundo mitológico grego.
Acredito que todos que tiveram esta oportunidade gostaram muito da aula diferente de História, estudar a mitologia grega através desta obra literária realmente foi incrível.
Aproveitando a oportunidade e que a maioria dos alunos gostaram do filme, o Blog Hoje é História realizará ao final deste bimestre um sorteio de alguns livros da saga de Percy Jackson aos alunos dos 6º anos do Colégio Villanueva que votarem na ENQUETE acima da postagem e deixarem um COMENTÁRIO sobre o filme que assistiram.
Estes alunos participarão do sorteio que será realizado no dia 04 de outubro nas salas de aula.
Dentre os livros que serão sorteados está o segundo da série, Percy Jackson e o Mar dos Monstros.
Vamos relembrar algumas cenas do filme assistindo o trailer do filme.
Não deixe de participar e também não esqueça de votar na enquete e deixar logo abaixo desta postagem o seu comentário sobre o filme.
As Pólis eram
conhecidas como cidades-Estados, porque eram como cidades mas cada uma tinha
tanto poder, que até parecia um país. Duas Pólis se destacaram: Atenas e
Esparta…
Esparta
Esparta era cercada
de montanhas, numa área de difícil acesso. A sociedade era muito guerreira.
Todos os homens eram treinados e se tornaram os melhores e mais disciplinados
soldados da Grécia. Os espartanos tinham leis muito rígidas, dois reis para
governar e eram os grandes rivais de Atenas.
Esparta foi fundada
pelos dórios, que conseguiram dominar os aqueus e se apossaram de suas terras.
Cercada por montanhas, não tinha saída para o mar. Assim, não desenvolveu o
comércio e a navegação.
A sociedade estava
dividida em três grupos sociais:
Esparciatas -
guerreiros, descendentes dos dórios. Eram a camada dominante, detentora das
terras e possuía direitos políticos.
Periecos - os aqueus
que não resistiram aos invasores. Eram homens livres, mas sem direitos
políticos. Atuavam como camponeses, artesãos e comerciantes. Em época de
guerra, eram convocados para o serviço militar.
Hilotas - a maioria
da população. Eram servos do Estado e trabalhavam nas terras dos esparciatas. Os hilotas tinham
vida miserável, estavam expostos à violência, exerciam várias atividades e
revoltavam-se com frequência.
A organização do
poder político era feita de maneira a manter os privilégios da camada
dominante. Os principais órgãos políticos eram:
Diarquia - formada
por dois reis.
Gerúsia - era o
conselho dos anciãos, composta por pessoas com mais de 60 anos que fiscalizavam
e administravam os assuntos do governo.
Ápela - uma
assembléia popular formada por cidadãos com mais de 30 anos.
Educação Espartana
Na Antiguidade, a cidade-estado grega de Esparta era muito voltada para as atividades militares. Desta forma, a educação recebeu forte influência da área militar. Extremamente rigorosa, a educação espartana tinha como objetivo principal formar soldados fortes, valentes e capazes para a guerra. Logo, as atividades físicas eram muito valorizadas. Por volta dos sete anos de idade, os meninos espartanos eram levados por suas mães para uma espécie de escola, onde as atividades físicas seriam trabalhadas. Já na adolescência, entravam em contado com a utilização de armas de guerra. O senso crítico e artístico não eram valorizados em Esparta, pois os jovens estudantes tinham que aprender a aceitar ordens dos superiores e falar somente o necessário. As meninas espartanas também tinham uma educação específica. A educação feminina tinha como objetivo formar boas esposas e mães. Elas também participavam de atividades desportivas e torneios. A função deste tipo de educação para as meninas era formar mulheres saudáveis e fortes, para que pudessem, futuramente, dar a luz a soldados saudáveis e fortes para Esparta.
Vejam os vídeos sobre a Educação Espartana que assistimos durante as aulas.
Para quem gostou do vídeo sobre os soldados de Esparta, que conta a épica saga dos 300 guerreiros espartanos liderados pelo rei Leonidas na batalha das Termopilas onde conseguem barrar o avanço do gigantesco exército Persa.
Segue um documentário dublado em português de Portugal do canal History Channel. "Os últimos heróis - 300 de Esparta":
Atenas
Atenas estava
localizada perto do mar. Por isso, era um dos principais centros exportadores
da Grécia. Esta pólis era poderosa, ficou muito rica… mas a quantidade de
escravos crescia e lutava por mais direitos.
Localizada na Ática,
nas proximidades do mar Egeu, formou-se com o ajuntamento de tribos jônicas.
Desenvolvia o artesanato e o comércio.
A sociedade era
formada pelas seguintes camadas:
Eupátridas - os 'bem
nascidos', tinham privilégios, eram os grandes proprietários de terras.
Geomores - pequenos
proprietários de terras.
Demiurgos -
comerciantes e artesãos.
Metecos - eran os
estrangeiros que moravam em Atenas e se dedicavam ao comércio e ao artesanato.
Escravos -
prisioneiros de guerra e pessoas condenadas por dívidas.
A vida do escravo
eram muito difícil. Alguns trabalhavam nas minas de prata, outros nas
atividades domésticas e até mesmo na prostituição. As fugas eram
frequentes.
A organização do
poder se dava com um rei intitulado basileus. A monarquia foi a primeira forma
de governo. Aos poucos, os eupátridas passaram a limitar o poder do rei.
Aos poucos, artesãos
e comerciantes enriqueceram e passaram a reivindicar participação política.
Daí, houve confronto entre os grupos sociais e para resolvê-las foi necessário
algumas reformas. Essa é outra história.
Educação Ateniense
Na antiguidade, a cidade-estado grega de Atenas destacou-se nas áreas de artes, teatro, literatura e outras atividades culturais. Desta forma, a educação ateniense refletiu os anseios e valores desta sociedade. A educação ateniense tinha como objetivo principal à formação de indivíduos completos, ou seja, com bom preparo físico, psicológico e cultural. Por volta dos sete anos de idade, o menino ateniense era orientado por um pedagogo. Na escola, os jovens estudavam música, artes plásticas, Filosofia, etc. As atividades físicas também faziam parte da vida escolar, pois os atenienses consideravam de grande importância a manutenção da saúde corporal. Educação das meninas Já as meninas de Atenas não frequentavam escolas, pois ficavam aos cuidados da mãe até o casamento.