segunda-feira, 23 de maio de 2016

CIENTISTAS ESTÃO PERTO DE CLONAR MAMUTE! SERÁ?





Pessoal segue informações sobre os conteúdos abordados nas últimas aulas, quando aprendemos um pouco mais sobre a vida dos primeiros humanos no período Paleolítico. 

Vamos rever os vídeos mostrado durante nossas aulas e assistir a novos vídeos fantásticos sobre o assunto. 

Dentre os assuntos abordados falamos sobre o Mamute, um animal impressionante que viveu entre 40 a 12 mil anos atrás, e recentemente cientistas encontraram exemplares congelados na Sibéria, e estudam a possibilidade de clonar a fera. O que acham disso?   


Vejam a reportagem que saiu no Jornal Hoje sobre o filhote de Mamute encontrado em 2007:






E aqui a reportagem do mais recente exemplar encontrado em 2013;





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Vejam também a matéria que fala sobre a possibilidade de clonarem o Mamute, inacreditável! Lembram do filme Jurassic Park!





Clique nos links para ler as matérias:






Será que é possível clonar os dinossauros como no filme Jurassic Park, Vamos ver esse vídeo que nos trás algumas informações sobre a trilogia do filme e a possibilidade de clonagem dos dinossauros,.




E ainda o vídeo que assistimos em sala de aula sobre a Caçada do Mamute.






E para finalizar que tal um joguinho do Mamute, Vamos ver até que fase vocês conseguem ir. para ir longe precisa usar de estratégia.



Turminha um abraço e até amanhã!!!!

A HOMINIZAÇÃO: EVOLUÇÃO DA ESPÉCIE HUMANA!




Estudamos também nestes Trimestre a Pré-História, desde o surgimento do universo e dos primeiros hominídeos até a Idade dos Metais. 

Nesta linha do tempo poderemos visualizar resumidamente os principais períodos da História da humanidade, incluindo a Pré-História. 
   




Os primeiros hominídeos 


Uma série de vídeos retirada do documentário francês "A Odisséia da Espécie" nos mostrará passo a passo a evolução dos primeiros hominídeos até o Homo Sapiens. 

Infelizmente não encontrei os vídeos dublados, o áudio está em espanhol, entretanto com um pouco de esforço é possível entender.      


Primatas



Este vídeo mostra o começo da história da espécie humana. Uma grande mudança climática obrigará os primatas das savanas africanas, a adaptar-se as novas condições para sobreviver. 






Australopithecus 




Lucy é o nome que recebeu a primeira espécie de "Australopithecus Afarensis" encontrada na África. Este magnífico vídeo reconstrói alguns aspectos de sua vida dura pelas savanas da Etiópia.

  




Homo Habilis 





Uma mudança climática - a grande glaciação - há 3 milhões de anos, criará as condições necessárias para que surja um novo hominídeo, o "Homo Habilis", que será decisivo na evolução da espécie humana. 

Este vídeo explica muito bem a natureza da sua principal criação: os utensílios de pedra.






Homo Erectus





A espécie humana continua a sua evolução emigrando para todos os continentes. Com a altura de um homem moderno e um cérebro do tamanho da metade do nosso o "Homo Erectus" continua a saga da evolução humana por toda a Europa até a Ásia.


Parte I




Uma das descobertas mais transcendentais do Homo Erectus foi a descoberta e o domínio do fogo. Melhorando a sua alimentação e obtendo luz e calor para as noites de inverno.


Parte II




Homo Neandertal 




O "Homo de Neandertal", descendente do Homo Erectus, viveu por toda Europa Ocidental em tempos mais complicados. O frio das glaciações obrigou a adaptar-se a duras condições climáticas. Durante quase 200.000 anos viveu na Europa e desapareceu misteriosamente há 30.000 anos, sendo sucedido pelo Homo Sapiens. 






Homo Sapiens




Um novo hominídeo migra da África para a Europa através do estreito de Gibraltar que estava congelado pela glaciação: o "Homo Sapiens" ou homem moderno, possui uma inteligência única e desenvolveu uma grande capacidade de adaptação o que lhe possibilitou uma vida longa.






Homo Sapiens Sapiens




Uma das variantes genéticas do Homo Erectus habitou no Norte da África, onde teve que sofrer um duro processo de adaptação as mudanças climáticas. Grupos de caçadores e coletores desta subespécie cruzaram o estreito de gibraltar e povoaram a Península Ibérica e o resto da Europa ao longo de milhões de anos. O "Homo Sapiens Sapiens".


Parte I





O vídeo recorda um momento chave da evolução humana: as crenças e culturas imateriais, a partir da magnífica recriação de um ritual de enterro dos nossos ancestrais que viveram a beira do mar.


Parte II




Neste site você pode se informar mais um pouco sobre a Pré-História:








Um grande abraço e um bom estudo para a prova.

A ORIGEM DE TUDO!

Neste trimestre também abordamos as duas teorias de explicação da origem do universo e de tudo que existe nele.  

Teoria Criacionista e a Teoria Evolucionista.

Para relembrarmos vamos ver novamente os vídeos sobre o tema que assistimos em sala:




TEORIA CRIACIONISTA 




     

TEORIA EVOLUCIONISTA







Aqui nestes sites você encontra mais informações sobre as duas teorias:

Teoria Criacionista - Wikipedia
Teoria Criacionista - Brasil Escola


Teoria Evolucionista - Mundo Educação
Teoria Evolucionista - Brasil Escola



BIG BANG 



Segundo a teoria do Big Bang o universo teria surgido após uma grande explosão cósmica, há cerca de 15 bilhões de anos atrás. O termo explosão refere-se a uma grande liberação de energia, criando o espaço-tempo.

Ela apoia-se, em parte, na teoria da relatividade do físico Albert Einstein (1879-1955) e nos estudos dos astrônomos Edwin Hubble (1889-1953) e Milton Humason (1891-1972), os quais demonstraram que o universo não é estático e se encontra em constante expansão, ou seja, as galáxias estão se afastando umas das outras. Portanto, no passado elas deveriam estar mais próximas que hoje, e, até mesmo, formando um único ponto altamente denso.


Vejam mais no link abaixo:




E mais um vídeo que explica a teoria do Big Bang:








A origem do Planeta Terra 






Estima-se que o planeta Terra surgiu há aproximadamente 4,6 bilhões de anos e que, durante muito tempo, permaneceu como um ambiente inóspito.

Sua atmosfera era composta por aproximadamente 80% de gás carbônico, 10% de metano, 5% de monóxido de carbono, e 5% de gás nitrogênio.

O gás oxigênio era ausente ou bastante escasso. Nosso planeta foi, durante muito tempo, extremamente quente em razão das atividades vulcânicas, jorrando gases e lava; ausência da camada de ozônio; raios ultravioletas, descargas elétricas e bombardeamento de corpos oriundos do espaço. 





Vejam este vídeo sobre a origem da Terra: 






Vejam mais no site:



A origem da vida 


Vejam o infográfico da editora Moderna, que mostra através de animação as etapas da evolução dos seres vivos em nosso planeta até a origem dos primeiros hominídeos. 

O arquivo está em flash, é só clicar na imagem para baixar:





Os alunos gostaram muito deste vídeo sobre a Evolução da Vida na Terra na ótica dos "Simpsons":    








Ainda tem mais postagem confira! 

Um grande abraço 

e não esqueçam de deixarem seus comentários!

CONTAGEM DE SÉCULOS E NÚMEROS ROMANOS


Muitos alunos tiveram muitas dúvidas sobre a utilização dos números romanos na contagem dos séculos. E também em como verificar a que século pertence determinado ano. 

Logo abaixo alguns links para você pesquisar sobre o conteúdo e em seguida alguns jogos on line para você tirar as dúvidas:







Aqui um jogo de memória sobre os números romanos:






Chame um amigo ou seus pais para jogar este jogo. Nele cada jogador irá escolher um número para que o adversário converta em número romano.




Em seguida mais três jogos para treinarem seus conhecimentos:




Números Romanos




O Relógio Romano



Associação de Formas e Números Romanos


Círculos e Números Romanos



Encontrei uma calculadora on line que converte os números decimais em números romanos, isso será útil para aprenderem novos números romanos. 

É só clicar na imagem:








Abraços e até mais galerinha.

O TEMPO E A HISTÓRIA II - VIAGEM NO TEMPO?

VIAGENS NO TEMPO? 



Continuando nosso tema sobre o "Tempo e a História", durante as aulas desta semana refletimos que a história recontada pelo historiador pode não ser 100% verdadeira, pois na história não temos verdades absolutas e sim versões históricas. Portanto, para conseguirmos recontar um acontecimento histórico com 100% de veracidade, somente seria possível voltando ao passado, ou seja viajando no tempo e vivenciando o momento em que o fato histórico teria ocorrido. Assim discutimos sobre  suas possibilidades e os diversos filmes de ficção sobre o assunto.




Aqui o trecho do filme "Máquina do Tempo" de Simon Wells, 2002, que passei durante as aulas. 







O vídeo mostra o momento em que Alexander Hartlegen faz a sua primeira viagem no tempo com sua máquina, e viaja de 1899 até o ano de 2030. Percebam as mudanças que ocorrem fora da máquina. Em especial os carros e os vestidos na vitrine da loja, uma maneira de retratar a "evolução" do pensamento feminino ao longo da história através das roupas femininas. 




Outro filme comentado durante as aulas foi a trilogia clássica  "De volta para o futuro" de 1985, com direção de Robert Zemeckis, produção de Steven Spielberg e estrelando o  ator Michael J. Fox. 

Delory carro máquina do tempo do filme



Vejam vídeo com os melhores momentos da trilogia  "De volta para o Futuro":







Muitos desenhos animados também abordaram o tema da viagem no tempo.




Durante as aulas esta semana vocês também assistiram ao episódio do desenho da Turma da Mônica, "Viagem no Tempo" onde o garoto cientista Franjinha cria mais uma de suas máquinas do tempo. 



Revejam o episódio! 




Para saberem mais sobre o assunto selecionei mais dois vídeos sobre o tema, um breve resumo sobre as possibilidades da existência da viagem no tempo e o outro documentário completo do canal History Channel "O Universo - Viagem no tempo" disponibilizado no youtube. 

Viagem no Tempo




History Channel 






Não esqueça de deixar seus comentários! 

O Trabalho do Historiador e o Tempo e a História



Demorou mais finalmente atualizei as postagens do blog, alguns assuntos já trabalhamos há algum tempo. Mas vamos relembrar nosso assunto de início de ano onde estudamos o conteúdo introdutório da disciplina de História. 


  • O trabalho do Historiador;
  • Vestígios da História; 
  • Fontes Históricas;
  • Verdades absolutas ou versões históricas. 

Aprendemos que todos nós fazemos história e que também podemos ser historiadores. 

Vários alunos realizarão para esta semana a tarefa de casa, pesquisando com a família fotos antigas em vários momentos de suas vidas e de seus familiares. 

Investigarão sobre elas e compartilharão com os colegas em sala. Com isso conheceremos um pouco mais sobre nossos amigos e perceberemos que a fotografia é uma excelente fonte histórica.   


Clique neste link para saber mais sobre o trabalho do Historiador:







Vocês ainda aprenderam que exitem vários vestígios históricos, que ao serem estudados pelos historiadores se tornam fontes históricas. A exemplo a fotografia dos familiares que vocês trouxeram.


Outro exemplo são os fósseis analisados por pesquisadores, arqueólogos  paleontólogos e historiadores encontrados ao longo da história. Também são vestígios históricos. 


Em especial os fósseis de DINOSSAUROS. 


Que tal agora jogarmos um pouquinho?


Neste jogo on line você vai conhecer um pouco da história dos maiores animais que o planeta Terra já abrigou. 

Cada peça em exposição possui informações valiosas para quem deseja entrar na sala dos paleontólogos, pois o guarda só permite a entrada de quem entende do assunto.


É só clicar na imagem abaixo e jogar utilizando as setas de seu teclado:










Gostaram desta postagem e do jogo?




Continuando seguimos com o Tema: O Tempo e a História 





A Persistência da Memória, Salvador Dalí, de 1931.

Também estudamos o tema "Tempo e História" analisando a relação entre o tempo cronológico e o tempo histórico. Vimos que a humanidade passou a observar o tempo através da natureza, no desenvolvimento das plantas, no crescimento  dos animais, na observação do sol e na passagem do dia para a noite. 

Vimos que ao longo da história o ser humano inventou diversas maneiras de marcar o tempo, criando as unidades de medidas de tempo e seus instrumentos para demarcá-lo. 

Aqui temos alguns exemplos:



 Relógio de Sol (Gnomon)






Veja o vídeo que demonstra como o relógio de sol funcionava:










Neste outro vídeo vocês poderão aprender como fazer um relógio de sol. Vamos lá tente fazer em casa. 





Um agradecimento para as meninas que produziram o vídeo, muito bom! 


Relógio de água (Clepsidra)






Agora veja como funcionava a Clepsidra. Clique no vídeo abaixo:







 Relógio de areia  (Ampulheta)






Veja no vídeo como a Ampulheta funcionava:





Assista ao vídeo abaixo onde o professor ensina seus alunos a montarem uma Ampulheta utilizando garrafas PET. 






Agradecimentos ao professor de História Márcio Pinto, da Escola Estadual Alexandrina Bassith. 


 Relógio de bolso 


Relógio de pulso

  

Relógio digital 



Relógio digital no Celular




Relógio digital de pulso e smartphone 

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Para quem quiser saber mais sobre a história do relógio e outros instrumentos de medição do tempo, fica aqui a sugestão destes sites: 




Por fim um joguinho para ver se todos sabem medir o tempo direitinho no relógio de ponteiros. 

Para jogar é só clicar com o mouse nos ponteiros e arrastá-los até a hora indicada e depois clicar em verificar.










Não esqueçam! Deixem seu recado, colocando o nome e a turma. 



Um abração galerinha!!!