segunda-feira, 23 de maio de 2016

O Trabalho do Historiador e o Tempo e a História



Demorou mais finalmente atualizei as postagens do blog, alguns assuntos já trabalhamos há algum tempo. Mas vamos relembrar nosso assunto de início de ano onde estudamos o conteúdo introdutório da disciplina de História. 


  • O trabalho do Historiador;
  • Vestígios da História; 
  • Fontes Históricas;
  • Verdades absolutas ou versões históricas. 

Aprendemos que todos nós fazemos história e que também podemos ser historiadores. 

Vários alunos realizarão para esta semana a tarefa de casa, pesquisando com a família fotos antigas em vários momentos de suas vidas e de seus familiares. 

Investigarão sobre elas e compartilharão com os colegas em sala. Com isso conheceremos um pouco mais sobre nossos amigos e perceberemos que a fotografia é uma excelente fonte histórica.   


Clique neste link para saber mais sobre o trabalho do Historiador:







Vocês ainda aprenderam que exitem vários vestígios históricos, que ao serem estudados pelos historiadores se tornam fontes históricas. A exemplo a fotografia dos familiares que vocês trouxeram.


Outro exemplo são os fósseis analisados por pesquisadores, arqueólogos  paleontólogos e historiadores encontrados ao longo da história. Também são vestígios históricos. 


Em especial os fósseis de DINOSSAUROS. 


Que tal agora jogarmos um pouquinho?


Neste jogo on line você vai conhecer um pouco da história dos maiores animais que o planeta Terra já abrigou. 

Cada peça em exposição possui informações valiosas para quem deseja entrar na sala dos paleontólogos, pois o guarda só permite a entrada de quem entende do assunto.


É só clicar na imagem abaixo e jogar utilizando as setas de seu teclado:










Gostaram desta postagem e do jogo?




Continuando seguimos com o Tema: O Tempo e a História 





A Persistência da Memória, Salvador Dalí, de 1931.

Também estudamos o tema "Tempo e História" analisando a relação entre o tempo cronológico e o tempo histórico. Vimos que a humanidade passou a observar o tempo através da natureza, no desenvolvimento das plantas, no crescimento  dos animais, na observação do sol e na passagem do dia para a noite. 

Vimos que ao longo da história o ser humano inventou diversas maneiras de marcar o tempo, criando as unidades de medidas de tempo e seus instrumentos para demarcá-lo. 

Aqui temos alguns exemplos:



 Relógio de Sol (Gnomon)






Veja o vídeo que demonstra como o relógio de sol funcionava:










Neste outro vídeo vocês poderão aprender como fazer um relógio de sol. Vamos lá tente fazer em casa. 





Um agradecimento para as meninas que produziram o vídeo, muito bom! 


Relógio de água (Clepsidra)






Agora veja como funcionava a Clepsidra. Clique no vídeo abaixo:







 Relógio de areia  (Ampulheta)






Veja no vídeo como a Ampulheta funcionava:





Assista ao vídeo abaixo onde o professor ensina seus alunos a montarem uma Ampulheta utilizando garrafas PET. 






Agradecimentos ao professor de História Márcio Pinto, da Escola Estadual Alexandrina Bassith. 


 Relógio de bolso 


Relógio de pulso

  

Relógio digital 



Relógio digital no Celular




Relógio digital de pulso e smartphone 

C


Para quem quiser saber mais sobre a história do relógio e outros instrumentos de medição do tempo, fica aqui a sugestão destes sites: 




Por fim um joguinho para ver se todos sabem medir o tempo direitinho no relógio de ponteiros. 

Para jogar é só clicar com o mouse nos ponteiros e arrastá-los até a hora indicada e depois clicar em verificar.










Não esqueçam! Deixem seu recado, colocando o nome e a turma. 



Um abração galerinha!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário! Identificando com nome, série e colégio.