A Persistência da Memória, Salvador Dalí, de 1931.
Nesta semana estudamos o tema "Tempo e História" analisando a relação entre o tempo cronológico e o tempo histórico. Vimos que a humanidade passou a observar o tempo através da natureza, no desenvolvimento das plantas, no crescimento dos animais, na observação do sol e na passagem do dia para a noite.
Vimos que ao longo da história o ser humano inventou diversas maneiras de marcar o tempo, criando as unidades de medidas de tempo e seus instrumentos para demarcá-lo.
Aqui temos alguns exemplos:
Relógio de Sol (Gnomon)
Veja o vídeo que demonstra como o relógio de sol funcionava:
Neste outro vídeo vocês poderão aprender como fazer um relógio de sol. Vamos lá tente fazer em casa.
Um agradecimento para as meninas que produziram o vídeo, muito bom!
Relógio de água (Clepsidra)
Agora veja como funcionava a Clepsidra. Clique no vídeo abaixo:
Relógio de areia (Ampulheta)
Veja no vídeo como a Ampulheta funcionava:
Assista ao vídeo abaixo onde o professor ensina seus alunos a montarem uma Ampulheta utilizando garrafas PET.
Agradecimentos ao professor de História Márcio Pinto, da Escola Estadual Alexandrina Bassith.
Relógio de bolso
Relógio de pulso
Para quem quiser saber mais sobre a história do relógio e outros instrumentos de medição do tempo, fica aqui a sugestão destes sites:
Por fim um joguinho para ver se todos sabem medir o tempo direitinho no relógio de ponteiros.
Para jogar é só clicar com o mouse nos ponteiros e arrastá-los até a hora indicada e depois clicar em verificar.
Em breve faria outra postagem sobre o Tempo e a História em especial o assunto que chamou a atenção de todos, a viagem no tempo e as MÁQUINAS DO TEMPO.
Logo abaixo deixe o seu comentário.
Abraços!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui o seu comentário! Identificando com nome, série e colégio.