domingo, 2 de março de 2014

O TEMPO E A HISTÓRIA



A Persistência da Memória, Salvador Dalí, de 1931.

Nesta semana estudamos o tema "Tempo e História" analisando a relação entre o tempo cronológico e o tempo histórico. Vimos que a humanidade passou a observar o tempo através da natureza, no desenvolvimento das plantas, no crescimento  dos animais, na observação do sol e na passagem do dia para a noite. 

Vimos que ao longo da história o ser humano inventou diversas maneiras de marcar o tempo, criando as unidades de medidas de tempo e seus instrumentos para demarcá-lo. 

Aqui temos alguns exemplos:



 Relógio de Sol (Gnomon)






Veja o vídeo que demonstra como o relógio de sol funcionava:






Neste outro vídeo vocês poderão aprender como fazer um relógio de sol. Vamos lá tente fazer em casa. 



Um agradecimento para as meninas que produziram o vídeo, muito bom! 


Relógio de água (Clepsidra)






Agora veja como funcionava a Clepsidra. Clique no vídeo abaixo:





 Relógio de areia  (Ampulheta)






Veja no vídeo como a Ampulheta funcionava:



Assista ao vídeo abaixo onde o professor ensina seus alunos a montarem uma Ampulheta utilizando garrafas PET. 




Agradecimentos ao professor de História Márcio Pinto, da Escola Estadual Alexandrina Bassith. 


 Relógio de bolso 


Relógio de pulso

  

Relógio digital 



Relógio digital no Celular




Relógio digital de pulso e smartphone 

C


Para quem quiser saber mais sobre a história do relógio e outros instrumentos de medição do tempo, fica aqui a sugestão destes sites: 




Por fim um joguinho para ver se todos sabem medir o tempo direitinho no relógio de ponteiros. 

Para jogar é só clicar com o mouse nos ponteiros e arrastá-los até a hora indicada e depois clicar em verificar.








Em breve faria outra postagem sobre o Tempo e a História em especial o assunto que chamou  a atenção de todos, a viagem no tempo e as MÁQUINAS DO TEMPO.


Logo abaixo deixe o seu comentário


Abraços!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário! Identificando com nome, série e colégio.