domingo, 12 de abril de 2015

O TEMPO E A HISTÓRIA II - VIAGEM NO TEMPO?

VIAGENS NO TEMPO? 




Continuando nosso tema sobre o "Tempo e a História", durante as aulas desta semana refletimos que a história recontada pelo historiador pode não ser 100% verdadeira, pois na história não temos verdades absolutas e sim versões históricas. Portanto, para conseguirmos recontar um acontecimento histórico com 100% de veracidade, somente seria possível voltando ao passado, ou seja viajando no tempo e vivenciando o momento em que o fato histórico teria ocorrido. Assim discutimos sobre  suas possibilidades e os diversos filmes de ficção sobre o assunto.






Aqui o trecho do filme "Máquina do Tempo" de Simon Wells, 2002, que passei durante as aulas. 







O vídeo mostra o momento em que Alexander Hartlegen faz a sua primeira viagem no tempo com sua máquina, e viaja de 1899 até o ano de 2030. Percebam as mudanças que ocorrem fora da máquina. Em especial os carros e os vestidos na vitrine da loja, uma maneira de retratar a "evolução" do pensamento feminino ao longo da história através das roupas femininas. 




Outro filme comentado durante as aulas foi a trilogia clássica  "De volta para o futuro" de 1985, com direção de Robert Zemeckis, produção de Steven Spielberg e estrelando o  ator Michael J. Fox. 


Delory carro máquina do tempo do filme




Vejam vídeo com os melhores momentos da trilogia  "De volta para o Futuro":







Muitos desenhos animados também abordaram o tema da viagem no tempo.






Durante as aulas esta semana vocês também assistiram ao episódio do desenho da Turma da Mônica, "Viagem no Tempo" onde o garoto cientista Franjinha cria mais uma de suas máquinas do tempo. 



Revejam o episódio! 




Para saberem mais sobre o assunto selecionei mais dois vídeos sobre o tema, um breve resumo sobre as possibilidades da existência da viagem no tempo e o outro documentário completo do canal History Channel "O Universo - Viagem no tempo" disponibilizado no youtube. 


Viagem no Tempo



History Channel 





Não esqueça de deixar seus comentários! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário! Identificando com nome, série e colégio.